I – IDENTIFICAÇÃO
1-. ESCOLA DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO RECIFE REGIME DE ATENDIMENTO GRE- RECIFE NORTE
2- PROFESSOR: LUCIENE
3- DISCIPLINA: BIOLOGIA 4- SÉRIE: 1º ANO
5- TURMA ( as ) A, B, C, D, E, F.
Ii - OBJETIVOS
1- OBJETIVO GERAL: (De natureza educativa integral);
Oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade, interdimensional formador de cidadãos autônomos, críticos, solidários e competentes para o pleno exercício da cidadania.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A - Referente à disciplina
Possibilitar aos alunos uma atualização conceitual iniciada no ensino fundamental, além de reforçar uma das características importantes do ensino da Biologia: a relação entre o conteúdo teórico e a sua vida prática.
B - Referente às Unidades de Ensino (de conhecimento , de atitudes / valores )
Formar cidadãos íntegros, éticos, solidários e comprometidos com o processo educacional de sua escola e o bem estar social.
Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS
UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 01 – História da origem da vida e dos seres vivos.
- Conhecer historicamente a biologia;- Entender o homem como um ser biológico;- Identificar e perceber a presença da biologia nas diversas áreas de conhecimento;- Identificar a presença de conhecimentos de outras áreas inseridos nos conteúdos de Biologia;
- Compreender a origem da vida; - Ter noção do que caracteriza a vida;
- Compreender os diversos níveis de organização dos seres vivos; - Diferenciar os seres vivos pelo seu grau de complexidade; - identificar os principais componentes químicos das células; - Conhecer os principais compostos que constituem um ser vivo.
- Conceituação de Biologia;
- Divisões da Biologia;
- Contribuições da Biologia em outras ciências;
- Inserção de conhecimentos de outras áreas na Biologia;
- Breve história das origens: a origem do sistema solar, a origem da terra primitiva, a origem da vida e a biosfera;
- Níveis de organização dos seres vivos;
- Substâncias orgânicas e inorgânicas que constituem uma célula;
- Os principais componentes das células: carbono; hidrogênio; oxigênio; nitrogênio;
-Os principais compostos que constituem as células: protídeos; enzimas; hormônios; glicídios; lipídios; ácido nucléicos.
Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS
UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 02 – Citologia I
- Compreender a descoberta da célula: a teoria celular; - Perceber a celular como uma grande estrutura auto organizativa; - Reconhecer a presença de membrana plasmática na célula; - Conhecer os mecanismos microscópicos de observação celular;- Diferenciar os principais tipos de membranas; - Compreender os principais tipos de transporte nas membranas;
- Reconhecer os componentes do citoplasma e suas funções;
- Ter noção das moléculas que compõem um ser vivo; - compreender a importância da nutrição dos seres vivos, bem como as etapas do armazenamento de energia das células.
- Formação do fuso acromático e formação dos cílios e flagelos; - Reconhecer as características do núcleo; - Compreender o ácido nucléico e código genético, além das alterações cromossômicas. - Breve história da descoberta da célula; - A observação das células; - Tipos de céulas procariota e eucariota.
- Revestimentos celulares e organização do citoplasma.
- Organelas citoplasmáticas.
- ATP: armazenamento de energia das células.
- Estrutura e função do núcleo celular; Componentes do núcleo celular; - Estrutura dos cromossomos e genes; - o núcleo e o controle das atividades celulares
UNIDADE 03 –Citologia II
Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS
OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Perceber o comportamento da célula durante a divisão celular; - Reconhecer as principais etapas da divisão celular; -Diferenciar mitose e meiose; - Conhecer o processo de duplicação cromossômica;
- Determinar as características da meiose e os fenômenos de mutação e permutação que nela podem ocorrer.
- Mecanismos das principais funções metabólicas;
- Divisão celular nos seres vivos;
- Características e etapas da mitose e meiose.
UNUDADE 04 – Reprodução e Histologia Animal
- Compreender a importância da variabilidade genética;
- Identificar e compreender a reprodução e as principais etapas do desenvolvimento embrionário;
- Conhecer todos os tipos de tecidos e funções exercidas, além das principais características.
- Reprodução: tipos de reprodução, reprodução humana, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.
- Desenvolvimento embrionário: Gametogênese;
- Síndromes e o fenômeno do câncer;
- Os principais tipos de tecidos presentes no organismo humano.
IV - ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS
A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Aula expositiva;
Aulas dirigidas com textos
Exercícios de classe;
Exercícios para casa;
Trabalhos individuais e em grupo;
Seminários;
Projetos;
Pesquisas.
ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS
B - ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
• Diagnóstica
Sondagem para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Mapeamento das conquistas e dificuldades de cada aluno.
• Formativa
Observação de cada aluno verificando a freqüência, a participação e o envolvimento dos mesmos nas atividades propostas.
• Somativa
Verificação da aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado através de uma prova, trabalho em grupo, relatório das aulas.
V – BIBLIOGRAFIA / MATERIAIS DE APOIO PARA O EDUCANDO- (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).
Biologia – Série Novo Ensino Médio volume único – Paulino, Wilson Roberto;5ª Edição, 2000; Editora Ática.
Biologia 1 – Júnior,César da Silva e Sasson, Sezar:8ª Edição, 2005; Editora Saraiva
Bio–Volume único– Lopes, Sônia Godoy Bueno Carvalho; 11ª Edição,2000; Editora Saraiva
WWW.brasilescola.com/biologia
Vídeos: www.biologo.com.br/videos
DVD´s: Cosmos de Carl Sagan editora abril
VI – BIBLIOGRAFIA E MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário