[red][b]Mande scrap musical pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Plano de ensino

I – IDENTIFICAÇÃO


1-. ESCOLA DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO RECIFE REGIME DE ATENDIMENTO GRE- RECIFE NORTE

2- PROFESSOR: LUCIENE
3- DISCIPLINA: BIOLOGIA 4- SÉRIE: 1º ANO

5- TURMA ( as ) A, B, C, D, E, F.



Ii - OBJETIVOS

1- OBJETIVO GERAL: (De natureza educativa integral);

Oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade, interdimensional formador de cidadãos autônomos, críticos, solidários e competentes para o pleno exercício da cidadania.



2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

A - Referente à disciplina

Possibilitar aos alunos uma atualização conceitual iniciada no ensino fundamental, além de reforçar uma das características importantes do ensino da Biologia: a relação entre o conteúdo teórico e a sua vida prática.


B - Referente às Unidades de Ensino (de conhecimento , de atitudes / valores )

Formar cidadãos íntegros, éticos, solidários e comprometidos com o processo educacional de sua escola e o bem estar social.



Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

UNIDADE 01 – História da origem da vida e dos seres vivos.


- Conhecer historicamente a biologia;- Entender o homem como um ser biológico;- Identificar e perceber a presença da biologia nas diversas áreas de conhecimento;- Identificar a presença de conhecimentos de outras áreas inseridos nos conteúdos de Biologia;

- Compreender a origem da vida; - Ter noção do que caracteriza a vida;

- Compreender os diversos níveis de organização dos seres vivos; - Diferenciar os seres vivos pelo seu grau de complexidade; - identificar os principais componentes químicos das células; - Conhecer os principais compostos que constituem um ser vivo.

- Conceituação de Biologia;

- Divisões da Biologia;

- Contribuições da Biologia em outras ciências;

- Inserção de conhecimentos de outras áreas na Biologia;

- Breve história das origens: a origem do sistema solar, a origem da terra primitiva, a origem da vida e a biosfera;

- Níveis de organização dos seres vivos;

- Substâncias orgânicas e inorgânicas que constituem uma célula;

- Os principais componentes das células: carbono; hidrogênio; oxigênio; nitrogênio;

-Os principais compostos que constituem as células: protídeos; enzimas; hormônios; glicídios; lipídios; ácido nucléicos.



Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


UNIDADE 02 – Citologia I


- Compreender a descoberta da célula: a teoria celular; - Perceber a celular como uma grande estrutura auto organizativa; - Reconhecer a presença de membrana plasmática na célula; - Conhecer os mecanismos microscópicos de observação celular;- Diferenciar os principais tipos de membranas; - Compreender os principais tipos de transporte nas membranas;

- Reconhecer os componentes do citoplasma e suas funções;

- Ter noção das moléculas que compõem um ser vivo; - compreender a importância da nutrição dos seres vivos, bem como as etapas do armazenamento de energia das células.

- Formação do fuso acromático e formação dos cílios e flagelos; - Reconhecer as características do núcleo; - Compreender o ácido nucléico e código genético, além das alterações cromossômicas. - Breve história da descoberta da célula; - A observação das células; - Tipos de céulas procariota e eucariota.

- Revestimentos celulares e organização do citoplasma.

- Organelas citoplasmáticas.

- ATP: armazenamento de energia das células.

- Estrutura e função do núcleo celular; Componentes do núcleo celular; - Estrutura dos cromossomos e genes; - o núcleo e o controle das atividades celulares


UNIDADE 03 –Citologia II


Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Perceber o comportamento da célula durante a divisão celular; - Reconhecer as principais etapas da divisão celular; -Diferenciar mitose e meiose; - Conhecer o processo de duplicação cromossômica;

- Determinar as características da meiose e os fenômenos de mutação e permutação que nela podem ocorrer.

- Mecanismos das principais funções metabólicas;

- Divisão celular nos seres vivos;

- Características e etapas da mitose e meiose.



UNUDADE 04 – Reprodução e Histologia Animal


- Compreender a importância da variabilidade genética;

- Identificar e compreender a reprodução e as principais etapas do desenvolvimento embrionário;

- Conhecer todos os tipos de tecidos e funções exercidas, além das principais características.

- Reprodução: tipos de reprodução, reprodução humana, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

- Desenvolvimento embrionário: Gametogênese;

- Síndromes e o fenômeno do câncer;

- Os principais tipos de tecidos presentes no organismo humano.



IV - ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS


A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Aula expositiva;

Aulas dirigidas com textos

Exercícios de classe;

Exercícios para casa;

Trabalhos individuais e em grupo;

Seminários;

Projetos;

Pesquisas.



ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS

B - ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

• Diagnóstica

Sondagem para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Mapeamento das conquistas e dificuldades de cada aluno.

• Formativa

Observação de cada aluno verificando a freqüência, a participação e o envolvimento dos mesmos nas atividades propostas.

• Somativa

Verificação da aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado através de uma prova, trabalho em grupo, relatório das aulas.


V – BIBLIOGRAFIA / MATERIAIS DE APOIO PARA O EDUCANDO- (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).

Biologia – Série Novo Ensino Médio volume único – Paulino, Wilson Roberto;5ª Edição, 2000; Editora Ática.

Biologia 1 – Júnior,César da Silva e Sasson, Sezar:8ª Edição, 2005; Editora Saraiva

Bio–Volume único– Lopes, Sônia Godoy Bueno Carvalho; 11ª Edição,2000; Editora Saraiva

WWW.brasilescola.com/biologia

Vídeos: www.biologo.com.br/videos

DVD´s: Cosmos de Carl Sagan editora abril


VI – BIBLIOGRAFIA E MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário