[red][b]Mande scrap musical pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Aula 1º D: da cromatina ao cromossomo

Nossa aula de hoje tratou de informações básicas sobre o que ocorre na Intérfase detalhando a formação do cromossomo.
Recapitulando...
O núcleo foi observado pela primeira vez em 1833 por Robert Brown, descoberto através da grande invenção do século XIX, o microscópio eletrônico. É uma estrutura que comanda e coordena todas as funções da célula, sendo responsável pela formação dos fatores hereditários e controle das funções metabólicas da célula. Presente somente nas células eucariotas é constituído de DNA e protéina.
Sua estrutura apresenta:
Carioteca que também pode ser chamada de membrana nuclear ou envoltório nuclear - é formada por uma bicamada lipídica e mantém comunicação do citoplasma com o Nucleoplasma, que é o interior do núcleo, através dos Poros de Anulli.O Nucleoplasma também pode ser chamdo de suco nuclear ou cariolonfa e é formado por água e proteínas que nutrem a Cromatina, alças finissímas de DNA, e o Nucléolo que é um corpúsculo esponjoso desprovido de membrana e que se encontra no centro do núleo.      

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Para refletir...

"A diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana."  Louis Pasteur

"o espaço e o tempo estão interligados. Não podemos olhar para o espaço à frente sem olhar para trás no tempo." Carl Sagan 


" A  vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno..."  Augusto Cury

  O temor do Senhor é a instrução a sabedoria, e diante da honra vai a humildade. Pv.15.33

"Se te contentas com os frutos ainda verdes,
toma-os, leva-os, quantos quiseres.
Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos,
maduros, bonitos e suculentos,
deverás ter paciência.
Senta-te sem ansiedades.
Acalma-te, ama, perdoa, renuncia, medita e guarda silêncio.
Aguarda.
Os frutos vão amadurecer."

Material de Estudo

1º anos
Núcleo celular
Divisão celular
sites de apoio:
www.webciencia.com/11_03nucleo.htm
 www.sobiologia.com.br//conteudos/Citologia2/nucleo5.php
http://www.vestibulando-digital.blogspot.com.br/


3º anos
Origem da vida
Lamarck
Darwin
Neodarwinismo
sites de apoio:
http://www.escolabrasil.org.br/
http://www.infoescola.com/
http://www.vestbulandodigital.com.br/
http://www.brasilescola.com,br/
www.cynara.com.br/origemvida

Simulado II bimestre

Biologia –


1) As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse revestimento é denominado:

a) membrana celulósica. b) glicocálix.

c) microvilosidades. d) interdigitações.

e) desmossomos.

2) Na mucosa intestinal, as células apresentam grande capacidade de absorção devido à presença de:

a) desmossomas b) vesículas fagocitárias

c) microvilosidades d) flagelos e) cílios

3) A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:

a) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.

b) apenas nas células animais.

c) apenas nas células vegetais.

d) apenas nas células dos eucariontes.

e) apenas nas células dos procariontes.

4) O modelo abaixo representa a configuração molecular da membrana celular, segundo Singer e Nicholson. Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa incorreta.



a) O algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrófila) das moléculas lipídicas.

b) O algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrófoba) das moléculas lipídicas.

c) O algarismo 3 assinala uma molécula de proteína.

d) O algarismo 4 assinala uma molécula de proteína que faz parte do glicocálix.

e) O algarismo 5 assinala uma proteína extrínseca à estrutura da membrana.

5) O esquema abaixo representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos. A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por:



a) transporte passivo. b) difusão.

c) plasmólise. d) transporte ativo.

e) osmose.

6) A liberação de O2 e a fixação de CO2 realizadas pelas plantas verdes representam as trocas gasosas da:

a) respiração aeróbica b) transpiração

c) respiração anaeróbica d) fermentação alcoólica

e) fotossíntese

7) A incorporação de gotículas no citoplasma, por invaginação da membrana plasmática, formando vesículas, denomina-se:

a) fagocitose. b) pinocitose.

c) clasmocitose. d) plasmólise.

e) endocitose.

8) Sabe-se que células epiteliais acham-se fortemente unidas, sendo necessária uma força considerável para separá-las. Isto se deve à ação:

a) do ATP, que se prende às membranas plasmáticas das células vizinhas.

b) da substância intercelular.

c) dos desmossomos.

d) dos centríolos.

e) da parede celular celulósica.

8) Responder à questão com base nos eventos relativos à origem da vida em nosso planeta. I. Aumento gradativo da concentração de O2 na atmosfera. II. Aparecimento dos organismos heterótrofos. III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa. A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade está contida na alternativa:

a)I, II, III b) I, III, II

c)II, I, III d) II, III, I

e) III, I, II

9) Considere os seguintes eventos:

I- Fusão do fagossomo com lisossomo.

II- Atuação das enzimas digestivas.

III- Clasmocitose.

IV- Formação do fagossomo.

A seqüência correta em que esses eventos ocorrem no processo de englobamento e digestão intracelular de partículas em uma célula é:

a) I - II - III - IV d) IV - I - II - III

b) II - I - III - IV e) II - III - I - IV

c) III - I - IV - II

10) Células vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada solução e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B.



Comparando as concentrações do interior da célula na situação inicial ( I ), da solução externa ( II ) e do interior da célula na situação final ( III ), podemos dizer que:

a) I é maior que II. b) I é maior que III.

c) I é menor que II. d) I é igual a III.

e) III é maior que II.

Simulado I bimestre

SIMULADO DE BIOLOGIA – I bimestre

1) (CESGRANRIO-RJ) Uma das hipóteses sobre a origem da vida na Terra presume que a forma mais primitiva de vida se desenvolveu lentamente, a partir de substância inanimada, em um ambiente complexo, originando um ser extremamente simples, incapaz de fabricar seu alimento. Essa hipótese é conhecida como:

a) heterotrófica

b) geração espontânea

c) autotrófica

d) epigênese

e) pangênese

2) (PUC –RS) Responder à questão relacionando as biomoléculas da coluna A com seus respectivos exemplos na coluna B.

COLUNA A COLUNA B

1) proteína I) colesterol

2) lipídio II) celulose

3) carboidrato III) RNA ribossômico

4) ácido nucléico IV) albumina

A numeração correta da coluna B, de cima para baixo, é:

a) 1-I; 2-III; 3-IV; 4-II.

b) 1-IV; 2-I; 3-II; 4-III.

c) 1-II; 2III; 3-IV; 4-I.

d) 1-II; 2-III; 3-I; 4-IV.

e) 1-I; 2-II; 3-III; 4-IV.

3) (UFPB) Em nosso planeta, o que distingue a matéria viva da não-viva é a presença de elementos químicos (C,H,O,N) que, junto com outros, formam as substâncias orgânicas. Os seres vivos são formados a partir de níveis bem simples e específicos até os mais complexos e gerais. Numa ordem crescente de complexidade, estes níveis têm a seguinte seqüência:

a) biosfera, ecossistema, comunidade, população, organismo, sistema, órgão, tecido, célula, molécula. b) molécula, célula, tecido, organismo, órgão, população, comunidade, ecossistema, sistema, biosfera.

c) molécula, célula, tecido, órgão, organismo, população, comunidade, sistema, ecossistema, biosfera.

d) molécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera.

e) biosfera, comunidade, população, ecossistema, sistema, órgão, organismo, tecido, célula, molécula.

4) (PUC- RS) Nos primórdios da vida em nosso planeta, ocorreram dois fatos que se encontram intimamente relacionados. São eles:

a) quimiossíntese e aparecimento dos vírus.

b) formação dos mares e extinção dos anaeróbios.

c) fotossíntese e vida aeróbia.

d) formação de argilas e origem das algas.

e) coacervados e evolução dos poríferos.

5. (UFRS) O desenho a seguir representa, de forma esquemática, o aparelho que Miller usou em suas experiências, em 1953, para testar a produção de aminoácidos a partir de uma mistura de metano, hidrogênio, amônia e água, submetida a descargas elétricas.





Abaixo são feitas quatro afirmações:



I — Com essa experiência, Miller demonstrou que havia produção de aminoácidos em condições semelhantes às que havia na atmosfera primitiva da Terra.



II — Como a circulação do material por dentro do aparelho está completamente isolada do meio externo, não houve possibilidade alguma de contaminação com outras substâncias.



III — As substâncias resultantes das reações químicas acumularam-se em C e D.



IV — Com essa experiência, Miller também descobriu a composição química da atmosfera primitiva da Terra.



São corretas as afirmações:



a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I e III.

e) II e III.











GABARITO

1 2 3 4 5

A B D C E

Gabarito II bimestre 3º anos

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA




1. Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.



Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar:

01. Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células.

02. O material genético do doador das células e do clone é idêntico.

04. Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia.

08. Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados.

16. Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem.

32. Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro.



Soma ( )



resposta:02 + 04 = 06



2. "Modernamente, o mutacionismo sofreu alguns acréscimos, foi aperfeiçoado em certo detalhes e se constituiu na nova Teoria Sintética da Evolução, que é a teoria da atualidade para explicar como as espécies se transformaram no tempo e originaram a imensa variedade dos seres que hoje conhecemos." (Texto extraído do livro "Biologia - volume único", de José Luís Soares, 1997, p. 286).



Com relação à Teoria Sintética da Evolução, é CORRETO afirmar que



01. considera a seleção natural como fonte de variabilidade genética.

02. os primeiros seres vivos surgiram por geração espontânea.

04. o isolamento (geográfico e sexual) é um fator importante para a evolução.

08. a seleção natural não preserva necessariamente os mais aptos.

16. as mutações adaptativas ocorrem ao acaso, não admitindo a procura intencional da evolução.



resposta:F F V F V



3. Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.

I - Reprodução assexuada

II - Autofecundação

III - Predatismo

IV - Competição

V - Mutação



São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.



resposta:E



4. Alterações climáticas, como as provocadas pelo "El Niño", mudam as condições de vida, antecipando floradas, estimulando a reprodução de diferentes espécies etc. Segundo a Teoria Sintética, o conceito que explica a interferência dessas alterações no processo evolutivo é:

a) mutação

b) uso e desuso

c) seleção natural

d) caráter adquirido



resposta:C



5. Em 1859, Charles Darwin propôs, no livro intitulado A ORIGEM DAS ESPÉCIES, a sua teoria da evolução dos organismos.

Assinale a alternativa errada, relativos a esse tema.



(0) Entre os agentes de evolução dos organismos estão o acasalamento não-aleatório e a seleção natural.

(1) A seqüência de fósseis de espécies diferentes das atuais, em camadas de rochas antigas, é uma evidência a favor da evolução dos organismos.

(2) A resistência dos insetos ao DDT e das bactérias aos antibióticos serve de evidência para a existência da seleção natural.

(3) A descoberta recente de vestígios de vida microbiana fóssil em um meteorito proveniente do planeta Marte, anunciada pela NASA, se for confirmada, será uma evidência contra a evolução da vida na Terra.



resposta:Itens corretos: 0, 1 e 2 Item errado: 3



6- Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por sua s características:

a) Unicamente morfológicas

b) Morfológicas e fisiológicas apenas

c) Estruturas, funcionais e comportamentais

d) Herdáveis e não herdáveis

e) Hereditárias

resposta: C



7- De um cruzamentos de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de indivíduos com 50% de flores róseas e 50% com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VVxBB

b) VBxVB

c) VBxVV

d) VBxBB

e) BBxBB

resposta: C



8- A 1ª Lei de Mendel considera que:

a) Os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose

b) Na mitose os fatores segregam-se independentemente

c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam um componente de cada par de fatores considerado

d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose

e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação



resposta: C



9 – Identifique as características mencionadas aquelas que não hereditárias

a) Cor do cabelo

b) Conformação dos olhos, nariz e boca

c) Cor dos olhos

d) Deformidade física acidental

e) Hemofilia



resposta: D



10- No heredograma aseguir os símbolos em preto identificam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco indivíduos normais. Concluí-se, desse heredograma, que, com relação a polidactilia:

Avaliação 3º anos

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA II Bimestre



1. Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar:

01. Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células.

02. O material genético do doador das células e do clone é idêntico.

04. Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia.

08. Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados.

16. Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem.

32. Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro.



Soma ( )



2. "Modernamente, o mutacionismo sofreu alguns acréscimos, foi aperfeiçoado em certo detalhes e se constituiu na nova Teoria Sintética da Evolução, que é a teoria da atualidade para explicar como as espécies se transformaram no tempo e originaram a imensa variedade dos seres que hoje conhecemos." (Texto extraído do livro "Biologia - volume único", de José Luís Soares, 1997, p. 286). Com relação à Teoria Sintética da Evolução, é CORRETO afirmar que

01. considera a seleção natural como fonte de variabilidade genética.

02. os primeiros seres vivos surgiram por geração espontânea.

04. o isolamento (geográfico e sexual) é um fator importante para a evolução.

08. a seleção natural não preserva necessariamente os mais aptos.

16. as mutações adaptativas ocorrem ao acaso, não admitindo a procura intencional da evolução.



3. Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.

I - Reprodução assexuada

II - Autofecundação

III - Predatismo

IV - Competição

V - Mutação

São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.

4. Alterações climáticas, como as provocadas pelo "El Niño", mudam as condições de vida, antecipando floradas, estimulando a reprodução de diferentes espécies etc. Segundo a Teoria Sintética, o conceito que explica a interferência dessas alterações no processo evolutivo é:

a) mutação

b) uso e desuso

c) seleção natural

d) caráter adquirido

5. Em 1859, Charles Darwin propôs, no livro intitulado A ORIGEM DAS ESPÉCIES, a sua teoria da evolução dos organismos.

Assinale a alternativa errada, relativos a esse tema.



(0) Entre os agentes de evolução dos organismos estão o acasalamento não-aleatório e a seleção natural.

(1) A seqüência de fósseis de espécies diferentes das atuais, em camadas de rochas antigas, é uma evidência a favor da evolução dos organismos.

(2) A resistência dos insetos ao DDT e das bactérias aos antibióticos serve de evidência para a existência da seleção natural.

(3) A descoberta recente de vestígios de vida microbiana fóssil em um meteorito proveniente do planeta Marte, anunciada pela NASA, se for confirmada, será uma evidência contra a evolução da vida na Terra.



6- Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por sua s características:

a) Unicamente morfológicas

b) Morfológicas e fisiológicas apenas

c) Estruturas, funcionais e comportamentais

d) Herdáveis e não herdáveis

e) Hereditárias



7- De um cruzamentos de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de indivíduos com 50% de flores róseas e 50% com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VVxBB

b) VBxVB

c) VBxVV

d) VBxBB

e) BBxBB



8- A 1ª Lei de Mendel considera que:

a) Os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose

b) Na mitose os fatores segregam-se independentemente

c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam um componente de cada par de fatores considerado

d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose

e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação



9 – Identifique as características mencionadas aquelas que não hereditárias

a) Cor do cabelo

b) Conformação dos olhos, nariz e boca

c) Cor dos olhos

d) Deformidade física acidental

e) Hemofilia

10- No heredograma aseguir os símbolos em preto identificam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco indivíduos normais. Concluí-se, desse heredograma, que, com relação a polidactilia:

a) Indivíduos afetados sempre são homozigotos

b) Indivíduos normais sempre são heterozigotos

c) Indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos

d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos

e) pais normais originam indivíduos heterozigotos

Gabarito I bimestre

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA I Bimestre








1- O nitrogênio é elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos. Indique a opção que apresenta a afirmativa correta quanto a esse elemento.

(A) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.

(B) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.

(C) Faz parte da reserva lipídica dos animais.

(D) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.

(E) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais e vegetais.



resposta:(A) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.

O nitrogênio é um elemento que faz parte dos aminoácidos que compõe as proteínas e das bases nitrogenadas dos ácidos nucléicos.



2- I) Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos.

II) A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida. III) Os vírus são organismos unicelulares.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) I e III.

(D) apenas a III.

(E) I, II e III.



resposta:(A) I e II.

A capacidade de reprodução e a presença de ácidos nucléicos caracterizam vida. Os vírus são seres acelulares, formados por um tipo de ácido nucléico (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula protéica. São classificados por alguns autores como seres vivos por terem material genético e capacidade de reprodução e mutação, quando dentro de uma célula hospedeira.



3- Comunidade é o conjunto de:

(A) Espécies que têm o mesmo hábitat e constituem uma população.

(B) Organismos que habitam o mesmo ambiente e interagem uns com os outros.

(C) Interações de seres vivos com o ambiente físico, formando uma teia alimentar.

(D) Indivíduos de uma espécie que podem viver em determinado ecossistema.

(E) Consumidores que têm como alimento o mesmo tipo de produtor com o qual formam cadeias alimentares.



resposta:B



4- Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:

01. os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;

02. a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;

04. além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;

08. as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;

16. os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.



Resultado da Soma ( )



resposta:02 + 04 + 16 = 22



5- Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.



(1) Comunidade.

(2) População.

(3) Ecossistema



( ) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

( ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento.

( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço.



a) 1, 2, 3

b) 3, 1, 2

c) 3, 2, 1

d) 1, 3, 2

e) 2, 1, 3

resposta:B



6- O ano de 1995 marca o centenário da morte do pesquisador Louis Pasteur. Diversos eventos científicos ocorreram no mundo todo, inclusive no Brasil, em homenagem a este grande cientista. Dentre as contribuições de Pasteur à Ciência Moderna, podemos destacar a(o):



a) descoberta das regras básicas da hereditariedade.

b) observação de que as espécies atuais surgiram por evolução das espécies ancestrais.

c) observação de que as células podem crescer e se dividir, enfraquecendo as teorias vitalistas.

d) observação de que o aparecimento de micróbios em caldos nutritivos decorre da sua contaminação por germes presentes no ar.

e) reconhecimento da célula como a unidade básica da vida.



resposta:D



7- Segundo a mais aceita hipótese sobre a origem da vida, a seguinte seqüência de acontecimentos pode ter levado à formação de coacervados e material protenóide:

a) Formação de compostos orgânicos, formação de coacervado, simples fermentações, atmosfera primitiva, fotossíntese e respiração, controle pelo ácido nucleico.

b) Atmosfera primitiva, formação de compostos orgânicos, formação de coacervado, controle pelo ácido nucleico, simples fermentação, fotossíntese e respiração.

c) Controle pelo ácido nucleico; fotossíntese e respiração, atmosfera primitiva, simples fermentação, formação de coacervado, formação de compostos orgânicos.

d) Fotossíntese e respiração, controle pelo ácido nucleico, simples fermentações, formação de coacervado, formação de compostos orgânicos, atmosfera primitiva.

e) Atmosfera primitiva, formação de compostos orgânicos, controle pelo ácido nucleico, formação de coacervado, simples fermentação, respiração e fotossíntese.

Resposta: B



8- Os primeiros seres surgidos na Terra, pela Teoria de Oparin, teriam sido:



a) Heterótrofos e anaeróbios

b) Heterótrofos e aeróbios

c) Autótrofos e anaeróbios

d) Autótrofos e aeróbios

e) Autótrofos quimiossintetizantes e anaeróbios

resposta: A



9- A água participa em todos os fenômenos abaixo, exceto:

a) Manutenção da temperatura corpórea

b) Participação em reação metabólica

c) Transporte de substâncias

d) Transporte de energia

e) Manutenção da vida em regiões geladas



resposta: D



10- são alimentos ricos em proteínas:

a) leite, carne e soja

b) leite, ovo e farinha de milho

c) leite, carne e mandioca

d) leite, café e banana

e) leite, batata e azeite



resposta: A

Avaliação I Bim

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA



1- O nitrogênio é elemento essencial à vida e à sobrevivência dos seres vivos. Indique a opção que apresenta a afirmativa correta quanto a esse elemento.

(A) Faz parte das proteínas e ácidos nucléicos.

(B) Faz parte dos principais açúcares consumidos na alimentação.

(C) Faz parte da reserva lipídica dos animais.

(D) Faz parte dos ácidos graxos da membrana plasmática.

(E) É absorvido diretamente sob a forma de N2 pelos animais e vegetais.



2- I) Os ácidos nucléicos estão presentes em todos os seres vivos.

II) A reprodução é um dos processos que caracteriza a vida. III) Os vírus são organismos unicelulares.

Indique a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

(A) I e II.

(B) II e III.

(C) I e III.

(D) apenas a III.

(E) I, II e III.



3- Comunidade é o conjunto de:

(F) Espécies que têm o mesmo hábitat e constituem uma população.

(G) Organismos que habitam o mesmo ambiente e interagem uns com os outros.

(H) Interações de seres vivos com o ambiente físico, formando uma teia alimentar.

(I) Indivíduos de uma espécie que podem viver em determinado ecossistema.

(J) Consumidores que têm como alimento o mesmo tipo de produtor com o qual formam cadeias alimentares.



4- Na(s) questão(ões) a seguir escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

Sobre as substâncias que compõem os seres vivos, é correto afirmar que:

01. os carboidratos, os lipídios e as vitaminas são fontes de energia para os seres vivos;

02. a água é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos;

04. além de sua função energética, os carboidratos estão presentes na formação de algumas estruturas dos seres vivos;

08. as gorduras constituem o principal componente estrutural dos seres vivos;

16. os seres vivos apresentam uma composição química mais complexa do que a matéria bruta, sendo formados por substâncias orgânicas, como as proteínas, os lipídios, os carboidratos, as vitaminas e os ácidos nucléicos.



Resultado da Soma ( )



5- Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

(1) Comunidade.

(2) População.

(3) Ecossistema



( ) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

( ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento.

( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço.



a) 1, 2, 3

b) 3, 1, 2

c) 3, 2, 1

d) 1, 3, 2

e) 2, 1, 3



6- O ano de 1995 marca o centenário da morte do pesquisador Louis Pasteur. Diversos eventos científicos ocorreram no mundo todo, inclusive no Brasil, em homenagem a este grande cientista. Dentre as contribuições de Pasteur à Ciência Moderna, podemos destacar a(o):

a) descoberta das regras básicas da hereditariedade.

b) observação de que as espécies atuais surgiram por evolução das espécies ancestrais.

c) observação de que as células podem crescer e se dividir, enfraquecendo as teorias vitalistas.

d) observação de que o aparecimento de micróbios em caldos nutritivos decorre da sua contaminação por germes presentes no ar.

e) reconhecimento da célula como a unidade básica da vida.



7- Segundo a mais aceita hipótese sobre a origem da vida, a seguinte seqüência de acontecimentos pode ter levado à formação de coacervados e material protenóide:

a) Formação de compostos orgânicos, formação de coacervado, simples fermentações, atmosfera primitiva, fotossíntese e respiração, controle pelo ácido nucleico.

b) Atmosfera primitiva, formação de compostos orgânicos, formação de coacervado, controle pelo ácido nucleico, simples fermentação, fotossíntese e respiração.

c) Controle pelo ácido nucleico; fotossíntese e respiração, atmosfera primitiva, simples fermentação, formação de coacervado, formação de compostos orgânicos.

d) Fotossíntese e respiração, controle pelo ácido nucleico, simples fermentações, formação de coacervado, formação de compostos orgânicos, atmosfera primitiva.

e) Atmosfera primitiva, formação de compostos orgânicos, controle pelo ácido nucleico, formação de coacervado, simples fermentação, respiração e fotossíntese.



8- Os primeiros seres surgidos na Terra, pela Teoria de Oparin, teriam sido:

a) Heterótrofos e anaeróbios

b) Heterótrofos e aeróbios

c) Autótrofos e anaeróbios

d) Autótrofos e aeróbios

e) Autótrofos quimiossintetizantes e anaeróbios



9- A água participa em todos os fenômenos abaixo, exceto:

a) Manutenção da temperatura corpórea

b) Participação em reação metabólica

c) Transporte de substâncias

d) Transporte de energia

e) Manutenção da vida em regiões geladas



10- São alimentos ricos em proteínas:

a)leite, carne e soja

b)leite, ovo e farinha de milho

c)leite, carne e mandioca

d)leite, café e banana

e)leite, batata e azeite

ÓTIMA PROVA.

Plano de ensino

I – IDENTIFICAÇÃO


1-. ESCOLA DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO RECIFE REGIME DE ATENDIMENTO GRE- RECIFE NORTE

2- PROFESSOR: LUCIENE
3- DISCIPLINA: BIOLOGIA 4- SÉRIE: 1º ANO

5- TURMA ( as ) A, B, C, D, E, F.



Ii - OBJETIVOS

1- OBJETIVO GERAL: (De natureza educativa integral);

Oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade, interdimensional formador de cidadãos autônomos, críticos, solidários e competentes para o pleno exercício da cidadania.



2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

A - Referente à disciplina

Possibilitar aos alunos uma atualização conceitual iniciada no ensino fundamental, além de reforçar uma das características importantes do ensino da Biologia: a relação entre o conteúdo teórico e a sua vida prática.


B - Referente às Unidades de Ensino (de conhecimento , de atitudes / valores )

Formar cidadãos íntegros, éticos, solidários e comprometidos com o processo educacional de sua escola e o bem estar social.



Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

UNIDADE 01 – História da origem da vida e dos seres vivos.


- Conhecer historicamente a biologia;- Entender o homem como um ser biológico;- Identificar e perceber a presença da biologia nas diversas áreas de conhecimento;- Identificar a presença de conhecimentos de outras áreas inseridos nos conteúdos de Biologia;

- Compreender a origem da vida; - Ter noção do que caracteriza a vida;

- Compreender os diversos níveis de organização dos seres vivos; - Diferenciar os seres vivos pelo seu grau de complexidade; - identificar os principais componentes químicos das células; - Conhecer os principais compostos que constituem um ser vivo.

- Conceituação de Biologia;

- Divisões da Biologia;

- Contribuições da Biologia em outras ciências;

- Inserção de conhecimentos de outras áreas na Biologia;

- Breve história das origens: a origem do sistema solar, a origem da terra primitiva, a origem da vida e a biosfera;

- Níveis de organização dos seres vivos;

- Substâncias orgânicas e inorgânicas que constituem uma célula;

- Os principais componentes das células: carbono; hidrogênio; oxigênio; nitrogênio;

-Os principais compostos que constituem as células: protídeos; enzimas; hormônios; glicídios; lipídios; ácido nucléicos.



Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

UNIDADE TEMÁTICA OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


UNIDADE 02 – Citologia I


- Compreender a descoberta da célula: a teoria celular; - Perceber a celular como uma grande estrutura auto organizativa; - Reconhecer a presença de membrana plasmática na célula; - Conhecer os mecanismos microscópicos de observação celular;- Diferenciar os principais tipos de membranas; - Compreender os principais tipos de transporte nas membranas;

- Reconhecer os componentes do citoplasma e suas funções;

- Ter noção das moléculas que compõem um ser vivo; - compreender a importância da nutrição dos seres vivos, bem como as etapas do armazenamento de energia das células.

- Formação do fuso acromático e formação dos cílios e flagelos; - Reconhecer as características do núcleo; - Compreender o ácido nucléico e código genético, além das alterações cromossômicas. - Breve história da descoberta da célula; - A observação das células; - Tipos de céulas procariota e eucariota.

- Revestimentos celulares e organização do citoplasma.

- Organelas citoplasmáticas.

- ATP: armazenamento de energia das células.

- Estrutura e função do núcleo celular; Componentes do núcleo celular; - Estrutura dos cromossomos e genes; - o núcleo e o controle das atividades celulares


UNIDADE 03 –Citologia II


Iii –OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS? HABILIDADES/DESCRITORES / CONTEÚDOS DAS UNIDADES DIDÁTICAS

OBJETIVOS / DESCRITORES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Perceber o comportamento da célula durante a divisão celular; - Reconhecer as principais etapas da divisão celular; -Diferenciar mitose e meiose; - Conhecer o processo de duplicação cromossômica;

- Determinar as características da meiose e os fenômenos de mutação e permutação que nela podem ocorrer.

- Mecanismos das principais funções metabólicas;

- Divisão celular nos seres vivos;

- Características e etapas da mitose e meiose.



UNUDADE 04 – Reprodução e Histologia Animal


- Compreender a importância da variabilidade genética;

- Identificar e compreender a reprodução e as principais etapas do desenvolvimento embrionário;

- Conhecer todos os tipos de tecidos e funções exercidas, além das principais características.

- Reprodução: tipos de reprodução, reprodução humana, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

- Desenvolvimento embrionário: Gametogênese;

- Síndromes e o fenômeno do câncer;

- Os principais tipos de tecidos presentes no organismo humano.



IV - ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS


A – ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

Aula expositiva;

Aulas dirigidas com textos

Exercícios de classe;

Exercícios para casa;

Trabalhos individuais e em grupo;

Seminários;

Projetos;

Pesquisas.



ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS

B - ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

• Diagnóstica

Sondagem para identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Mapeamento das conquistas e dificuldades de cada aluno.

• Formativa

Observação de cada aluno verificando a freqüência, a participação e o envolvimento dos mesmos nas atividades propostas.

• Somativa

Verificação da aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado através de uma prova, trabalho em grupo, relatório das aulas.


V – BIBLIOGRAFIA / MATERIAIS DE APOIO PARA O EDUCANDO- (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).

Biologia – Série Novo Ensino Médio volume único – Paulino, Wilson Roberto;5ª Edição, 2000; Editora Ática.

Biologia 1 – Júnior,César da Silva e Sasson, Sezar:8ª Edição, 2005; Editora Saraiva

Bio–Volume único– Lopes, Sônia Godoy Bueno Carvalho; 11ª Edição,2000; Editora Saraiva

WWW.brasilescola.com/biologia

Vídeos: www.biologo.com.br/videos

DVD´s: Cosmos de Carl Sagan editora abril


VI – BIBLIOGRAFIA E MATERIAL DE APOIO PARA O PROFESSOR (sites, vídeos, dvds, publicações e outras fontes de consulta).