[red][b]Mande scrap musical pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aula 1º Anos: Ácidos nucléicos- Processo de transcrição, Replicação - Síntese de Proteínas

Há dois tipos de ácidos nucléicos: o DNA e o RNA.
O DNA é o responsável pelas características dos seres vivos. É ele quem carrega todas as informações genéticas do ser vivo, portanto possui todas as características hereditárias.
O DNA é formado por uma dupla cadeia(hélice) que estão ligados por nucleotídeos (Adenina-Timina-Citosina-Guanina)que são sub-unidades do DNA .Essas Bases Nitrogenadas estão ligadas por afinidade química entre si formando as Pontes de Hidrogênio.
Todo Nucleotídeo tem: uma molécula de açúcar(pentose que é uma desoxirribose), um fosfato e um nucleotídeo que pode ser um dos quatro onde farão a ligação por afinidade: A-T,T-A e C-G,G-C. E assim, essas bases vão se processando e realizando as ligações.
O Processo de Transcrição: Apartir do DNA vai ser produzido o RNA, e é ele que vai executar, desempenhar  as informações contidas no DNA através do processo de transcição, que é a quebra da molécula de DNA transformando as duas cadeias em uma cadea de RNAm(ácido desoxirribonucléico mensageiro) que vai traduzir as informações contidas na cadeia de DNA (devido a presença da enzima de RNA polimerase)  e formar uma cadeia simples de RNAm, o que será reponsável pela formação de proteínas por exemplo: a Melanina que é reponsável pela pigmentação da pele.
Existem 3 tipos de RNA: O mensageiro- realiza o processo de transcrição;
                                       O ribossômico- responsável pela formação dos ribosomos onde ocorrerá a síntese da proteína no citoplasma;
                                       O Tradutor- que leva as informações do RNAr a se ligar com os aminoácidos para formar uma cadeia de proteína.
Para que todo esse processo ocorra é necessário que o DNA passe pela duplicação chamado Processo de Replicação: Onde a molécula de DNA é separação para formar duas novas moléculas de DNA que receberão as informações de metade da molécula - mãe e a outra metade, as informações da molécula filha e se unirão pela entrada dos nucleotídeos(que está nas células através da nossa digestão) que serão organizados  pela enzima polimerase formando as duplas hélices de DNA.
Diferanças entre DNA e RNA
DNA:  cadeia dupla - desoxirribose - bases nitrogenadas( A-T/C-G)
RNA: cadeia simples - ribose- bases nitrogenadas( A-U/C-G).
Atenção que a Uracila é um nucleotídeo que está presente somente na cadeia de RNA.
Lembre-se: essas bases são complementares por isso elas estão em dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário