[red][b]Mande scrap musical pelo site www.mensagenseimagens.com.br[/b][/red]

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Olha o Resumo!!! 1º anos

AS FASES DA INTÉRFASE


A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas.

Consideraso o “descanso" da célula, já que é a fase em que a célula cumpre suas atividades vitais e reúne condições para se dividir e originar células-filhas. A intérfase é dividida em três etapas[1]:

• G1 Síntese proteica

o É o primeiro período, começando ao final da divisão tubular anterior e se estendendo até o início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula.

o Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas,com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.

• S Duplicação do DNA

o Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características.

o Ocorre também a duplicação dos centríolos e do centrossomo nesse período.

o Ocorre a duplicação das cromátides dos cromossomos, ficando cada cromossomo com duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero.

• G2 Duplicação dos centríolos

o Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção de glicólise, que juntos irão formar um aparelho com importante participação durante a divisão celular, denominado fuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose.

o Ocorre síntese meiótica que constituem os microtúbulos.


Todo processo trabalha então, da seguinte sequencia:

• 1º Replicação

• 2º Transcrição

• 3º Tradução

• 4º Síntese Protéica

Não esqueça que a tradução e a síntese protéica são realizadas no citoplasma e todo o restante do processo efetuado no núcleo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário